Não imprima boletos, alerta Febraban

golpe do boleto bancario
fraude financeira

A situação é séria, tem golpistas usando vírus de computador para alterar os boletos na hora da impressão. E olha que o boleto é um dos jeitos mais comuns de pagar contas no Brasil. No ano passado, foram emitidos mais de 4 bilhões deles, totalizando uma grana alta, cerca de R$ 5,8 trilhões!

A Febraban explicou que existe uma plataforma chamada PCR, criada em 2018, que ajuda a prevenir esses golpes. Ela registra os boletos de uma forma que fica difícil de serem fraudados. Desde então, a Febraban estima uma economia de R$ 450 milhões por ano em fraudes.

Mas, mesmo com essa tecnologia toda, ainda tem gente tentando dar uma de espertinho. Eles usam esses vírus para alterar os dados dos boletos na hora que você imprime.

Como se prevenir destes golpes?

Uma dica legal da Febraban é pedir para que o pessoal que emite os boletos te mandem o arquivo em PDF. Assim, fica mais difícil de mexer nele. Ah, e é sempre bom manter seu antivírus atualizado!

Mesmo assim cuidado, e tem mais dicas melhores para não cair neste golpes, vamos lá?

1. Confira bem os dados do beneficiário dos boletos. Toda vez que você for pagar, os dados da empresa que vai receber aparecem. Se não bater com o que está no boleto, não pague! Entre em contato com a Empresa.

2. Olhe também os dados dos bancos que emitiram os boletos. Às vezes, os golpistas dão uma mancada e colocam um logo diferente no documento. Para confirmar, basta ver se os 3 primeiros números do código de barras batem com o banco que está no boleto. Por exemplo, o código do Itaú é 341, então o código de barras deve começar com 341. Do Bradesco é 237, do Santander 033 e assim para todos os bancos. Legal?

Veja um exemplo na imagem abaixo alguns dados para conferir em caso de dúvidas.

3. Uma opção bem segura é aderir ao DDA, o Débito Direto Autorizado. É tipo um sistema que te avisa de todos os boletos emitidos em seu nome. Assim, é quase zero a probabilidade de levar gato por lebre.

O meio mais seguro, é só se cadastrar como “débito automático” no banco onde você tem conta. Assim evita uma bela dor de cabeça.

E claro, não esqueça de compartilhar esta informação e avisar seus amigos e familiares que pagam boletos. Valeu!!

Além disso, se ficou com dúvidas, pode perguntar que te ajudamos!

E para quem deseja ter as Finanças sempre em dia, inclusive gerar Renda Extra, uma super dica!! Temos uma formação completa de Finanças Pessoais!

Rumo à Estabilidade Financeira para Toda a Vida

Portanto, em 2024, inicie sua jornada Rumo à Estabilidade Financeira aplicando as melhores práticas em sua vida cotidiana. 

As lições aprendidas terão um impacto duradouro. A formação está dividida em 10 Módulos desde o Iniciante até Análise de Investimentos com todo o nosso suporte.

O futuro financeiro que você deseja está ao seu alcance, comece hoje mesmo! basta CLICAR AQUI para saber mais.

Curso Finanças Pessoais rumo à estabilidade financeira
Picture of Liquidez Consultoria - Prof. Régis
Liquidez Consultoria - Prof. Régis

Gestão Empresarial e Finanças Pessoais

Compartilhe este post nas redes sociais: